segunda-feira, 4 de julho de 2016

A Sociedade Brasileira de Heráldica

Essa publicação foi atualizada no Heráldica Brasil! Saiba como as coisas andam dois anos depois visitando: http://heraldicabrasil.org/2018/09/03/sociedade-brasileira-de-heraldica/

Parece que apresentar as organizações heráldicas brasileiras tornou-se uma espécie de série deste blog. Depois do Colégio de Armas e Consulta Heráldica do Brasil e do posterior mas não sucessor, o Supremo Tribunal de Armas e Consulta Heráldica do Brasil. No post de hoje, a instituição é a Sociedade Brasileira de Heráldica, nome fantasia da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, Ecológica, Medalhística,Cultural, Beneficente e Educacional, que em minha humilde opinião, é a sociedade heráldica mais confusa que existe.

Para começar, a sociedade só possui UM artigo sobre heráldica. E surpreendentemente é um artigo decente, apesar de pequeno. Detalha uma adequação heráldica das armas da cidade de São Paulo aos termos da Heráldica de domínio Portuguesa, assimilada pelos municípios brasileiros. E para por aí. Ainda na mesma página, quando sugere-se que o leitor conheça mais de heráldica, o link direciona-o para a Wikipédia, que num parêntese pessoal, não parece ser a melhor forma de aprender heráldica para o iniciante.

Prosseguindo pela visita ao site, não encontrei nenhum outro estudo sobre heráldica ou quaisquer ciências similares. O único brasão para além do que é abordado no artigo é o da própria sociedade,que é esquartelado de verde e amarelo.


E aí acaba a presença heráldica visível desta instituição. Como eu sou um cara meio impulsivo quando o assunto é heráldica, dei a minha avaliação sobre esta instituição na página desta entidade no facebook. Não façam o mesmo, amiguinhos, eu acho até que peguei um pouco pesado, agora que releio.

A minha avaliação sobre a instituição rendeu uma mensagem do presidente desta organização, o senhor Galdino Cocchiaro. Foi a segunda pessoa que se aproximou de mim sobre o assunto da heráldica de domínio recentemente. Um senhor extremamente educado, pelos meus cálculos na casa de setenta anos, como a maioria dos heraldistas de mais idade. Fez a gentileza de me enviar o Estatuto da Organização.

E foi com incrível tristeza que eu li que estava entre os propósitos da organização “Pugnar pela paz mundial”, mas não havia nenhum “Promover e criar conteúdo para ensinar sobre heráldica às gerações futuras”.

A conversa ficou em aberto pelo adiantar da hora, mas da próxima terei muita coisa a dizer. Ao que parece será um diálogo mais proveitoso do que o último que eu tive sobre heráldica de domínio.

Um comentário:

  1. JOHN DANIEL ...cumprimentos....

    Essa Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística, tem por finalidade "criar" e vender Condecorações, Ordens Honoríficas e Medalhas Comemorativas, as mesmas que o DANILO GENTILI, do programa "è de Noite", do SBT, de vez em quando pendura no pescoço, e se entitula "Comendador". Pelo que V. deve ter visto no site que V. visitou, até o falecido Príncipe D.Pedro Gastão foi envolvido. há uma foto de uma cerimônia de gala, com fraques, faixas e capas.....!!!!! Uma das suas Criações foi a ORDEM DE MAUÁ, para a Prefeitura da cidade de MAUÁ, em São Paulo, da qual é Comendador Grã-Cruz o Chancelar do Memorial Visconde de Mauá (Botafogo, Rio de Janeiro,RJ). Quanto a Prefeitura da cidade pagou por isso, não sei, mas a cerimônia de instalação da ORDEM foi em grande gala, exigindo aos convidados o uso de "fraque" ou "casaca"......O negócio é vencer medalhas e honrarias às "personalidades" ultra-super-vaidosas da "sociedade cultural" em São Paulo e adjacências. De HERÁLDICA, apenas o nome, por abuso pretencioso......

    ResponderExcluir