terça-feira, 5 de julho de 2016

Armas da "Divisão das Minas do Ouro” do Exército Brasileiro.

Estes dias estava lendo um pouco sobre Heráldica do Exército. O meu anterior post sobre a heráldica do exército brasileiro é um dos mais lidos deste blog. Infelizmente o resto da heráldica das nossas nobres forças armadas de terra não é tão bom quanto. Desvirtuada pelo constante uso de simbologia moderna e pela falta de uma divisão especificada que cuide da simbologia militar com respeito às normas heráldicas, acaba produzindo na maioria das vezes, peças de validez heráldica questionável.

Mas recentemente, me deparei com o brasão que aparece no estandarte da 4ª Região Militar/4ª Divisão de Exército. “Região Mariano Procópio e Divisão das Minas do Ouro”. E ele é surprendemente bom, mesmo que não cumpra completamente as regras heráldicas. O brasão como está reproduzido no texto original é o seguinte:

“[...] um escudo peninsular português, com bordadura de azul-ultramar, carregado de oito besantes de ouro, símbolo de riquezas. Campo de branco, carregado com uma esfera armilar de ouro, sustentando uma esfera de azul-celeste e uma Cruz de Cristo, de vermelho [...]”



A descrição é confusa,mas a representação é até bem decente. De acordo com a descrição os fimbriados não existem, mas mesmo com eles a composição não é de tudo desagravável,a meu ver.

Partindo do princípio que só existe um tom de cada cor, afinal qualquer sistema cromático moderno é superior aos que os heraldistas da época áurea tinham, este brasão poderia ficar simplificado em:

“De prata, uma esfera armilar cosida de ouro, rematada por um orbe de azul cintado de ouro e rematado por uma cruz pátea de vermelho. Bordadura de azul, carregada de oito besantes de ouro.

A minha representação, seguindo o brasonamento e livre de rebuscados, para fins completamente informativos, ficou da seguinte forma, reproduzindo a mesma esfera armilar do original.



E já que a ideia surgiu de uma bandeira, nada melhor que uma bandeira para finalizá-la.




0 comentários:

Postar um comentário