quarta-feira, 13 de abril de 2016

Livro de Heráldica Grátis

Não, não é nenhuma propaganda enganosa ou chamariz para "lojinha de brasões". Enquanto pesquisava a internet em busca de novos livros de heráldica brasileira, encontrei uma versão digital do "Princípios de Heráldica", obra da diretora do Museu Histórico Nacional, Vera Lúcia Bottrel Tostes.


Princípios de Heráldica é uma interessante cartilha para os inciantes, mas peca por erros crassos, como por exemplo na nomenclatura das cruzes e em insistir chamar sautor de SANTOR.

Armas de Catolé do Rocha. De prata, três palas de verde. Sobre o todo, um SAUTOR de vermelho carregado de 5 vieiras de ouro.
Para além dos erros básicos, há ainda comentários, mesmo neste blog, que informam que a autora retém, fora do alcance público, documentos importantes do Colégio de Armas e Consulta Heráldica do Brasil, assunto que já tocamos aqui. Pessoalmente, não tenho muito o que dizer sobre este assunto, já que não a conheço. No entanto, como diria a meu pai, a cavalo dado não se olha os dentes, e considerando a escassez de livros brasileiros sobre o tema, vale muito compartilhar!
Clique aqui para acessar.

0 comentários:

Postar um comentário