quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Escudo Hyliano (Legend of Zelda)

Eu nunca fui muito dos videogames. Durante a minha infância, não era muito chegado em entretenimentos eletrônicos que não fossem a televisão. Aos onze ou doze anos, quando ganhei meu primeiro console, os jogos eram tão atrasados que nem valiam muito a pena. Depois acabei me dedicando mais aos estudos e os jogos de computador ganharam minha atenção.

Aos dezesseis ou dezessete ganhei meu segundo e último console, um PS2, da Sony. Está parado, defeituoso, na oficina do meu pai. De vez em quando, curto uma jogatina, mas para isso, uso o computador mesmo.

Como aficionado em heráldica, acabei me tornando o chato quando se fala em escudos de jogos. Escolher o escudo do meu personagem é, na maioria das vezes, um exercício de paciência. Eu me pego pensando em coisas como: Onde estão as flores de lis? Quem foi o mal-informado que criou a heráldica desse jogo? Alguém poderia editar isso para colocar um escudo decente?

Não joguei este Crusader Kings, mas só por ter alguns brasões corretos, já ganhou pontos comigo!
E em se referindo a escudos em games, acho que não existe um escudo mais icônico do que o Escudo azul dos cavaleiros Hylianos, de Legend of Zelda. Sim, aquele que o protagonista da maioria dos jogos, Link, usa em suas aventuras.


Este escudo é heraldicamente simples. Apesar do visual rebuscado, é preciso lembrar que todas as partes de metal não fazem parte do brasão, servindo apenas como adorno ou proteção para as bordas de metal do escudo, presas por rebites de metal.

Na descrição em um dos jogos, diz-se o seguinte:
Um escudo com a insígnia Hyliana. Defenda-se de ataques com (Z). É metal, e não vai queimar.
Além da Insígnia Hyliana, há ainda o símbolo da Triforce, que são três triângulos dourados. Sobre esses, fui pesquisar um pouco mais em como brasoná-lo. Procurei o Xavier Garcia, sábio da Heráldica Digital Ibérica. Ele me informou de duas coisas. Primeiro que a insígnia Hyliana em vermelho sobre campo azul feria primeira regra da heráldica. Bem, isto eu sabia, e já estava preparado para brasonar um cosido. E segundo, que para triângulos assim, usa-se o termo justapostos.

EM TEMPO: Conversando, nos comentários de uma publicação relativa a esse post no Facebook, com outro heraldista brasileiro, o Danilo Martins, acabei descobrindo que há um termo na Heráldica Portuguesa que funciona melhor que justaposto, que é "Unido."

Assim sendo, podemos descrever o brasão da Guarda Hyliana como:
De Azur uma insígnia hyliana cosida de Gules, acompanhada em chefe de três triângulos, unidos 1-2.


Heraldicamente incorreto, infelizmente. Esse escudo viola a primeira regra da Armaria: Proíbe-se usar peças de cor sobre cor ou de metal sobre metal. Para corrigir isso, eu recorreria ao artifício usado originalmente para decoração, tornando a insígnia Hyliana de prata.


E então, o que acharam da ideia? Nos próximos posts, segue a série sobre como se tornar um armoriado

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog!
    Adoro o conteúdo e espero que continue assim :)

    ResponderExcluir