segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A Carta de Brasão da Baronesa de Sertório


Segunda-feira, reinicia a semana e reinicia também a inglória busca pelo meu sonho de uma publicação todo dia, como o meu blog favorito, o finado Blog de Heráldica do mestre Carrión Rangel.
Armas de José Juan Carrión Rangel

Enquanto não chego nesse nível, sigo postando sempre que e o máximo que posso. Hoje, tenho um arquivo completamente novo, que encontrei na página da Biblioteca Imperial. Uma série de páginas digitalizadas que não foi disponibilizada como edição digital, e eu transformei em PDF. É possivelmente uma das últimas Cartas de Brasão do Império, e estava no Acervo Imperial, e não com o seu armigerado, então eu não tenho muita certeza se ela chegou a ser aprovada. A Carta de Brasão da Baronesa de Sertório, que data de 5 de fevereiro de 1889.

Clique para acessar e baixar a Carta de Brasão

O Barão do Sertório, João Sertório, recebeu o título de Barão com Grandeza em 11 de Julho de 1888, mas acabou morrendo nos meses seguintes. Não tenho uma data precisa, e nem os Barões Vasconcelos no seu Archivo Nobiliarchico Brasileiro parecem ter esta informação. O que se sabe é que sua viúva, Ida de Azeredo Coutinho Tiberghien Sertório, enviou uma Carta de Brasão para ser aprovada pelo Imperador. O brasão quase fica em segundo plano, diante deste achado. Sua descrição, na carta de armas, é a seguinte:

Escudo em campo de ouro uma barra de azul acompanhada de sete estrellas de prata entre dous emblemas de sua côr natural sendo um da Justiça, representada por uma moça de olhos atados, sustentando uma balança na mão esquerda e uma espada na mão direita com a ponta descançando sobre o chão; outro emblema representado por dous livros de verde sobreposto um no outro sustentando um tinteiro acompanhado de duas pennas, significando este emblema - o homem de letra - Corôa e Paquife das cores e metaes do escudo.

2 comentários:

  1. JOHN RAFAEL - Nossos aplausos por essa divulgação....!!!!!! Ai está mais uma das muitas Cartas de Brasão desconhecidas, perdidas em acervos praticamente desconhecidos. Essa Carta foi redigida por Ernesto Boulanger em fevereiro de 1889, mas não está incluída no "LIVRO SEGUNDO" do Cartório da Nobreza, cujo último registro data de 31 de dezembro de 1887. Assim, pode-se imaginar quantas outras Cartas de Brasão pode estar por aí, enfurnadas em velhas gavetas, ou que foram destruídas por zeloso republicanos....!!!!!!!! Já baixei o pdf da Carta, vai para o meu arquivo de Cartas de Brasão, que futuramente deverá ser passado para PDF a fim de ser divulgado aos interessados...!!!! Entretanto, ocê precisa informar como se pode ter acesso a essa "Biblioteca Imperial" e ao respectivo "Acervo Imperial", a bem da divulgação dos estudos da História do Império do Brasil...!!!!!!!! Estou postando no Heráldica Brasil alguns arquivos complementares a este caso...Cumprimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, sempre que encontro um novo acervo digitalizado, procedo a uma devassa, no bom sentido. Procuro qualquer coisa que tenha remotamente a ver com heráldica, e por sorte, às vezes faço grandiosos achados. A carta de hoje, encontrei em páginas separadas na página cujo link se segue, dentro do acervo do Museu Imperial. Ela é datada de cinco de fevereiro de 1889, do vácuo entre o fim do Livro Segundo do Cartório da Nobreza e o golpe de 1889. O Link para as páginas separadas é http://200.159.250.2:10358/handle/acervo/8070

      Excluir