quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Copyright em Heráldica Digital


Há muitas discussões a respeito da heráldica feita através de programas gráficos. Alguns mais puristas consideram um horror. Eu pessoalmente considero algo normal. Eu acredito que as pessoas precisam diferenciar o conteúdo em vez da forma, quando se trata disso. Porque um brasão não liga a formas artísticas. Um brasão é sempre o mesmo, independente de ter sido feito por um monge copista numa abadia francesa ou por um adolescente desenhando no caderno da escola.

O que deve ser combatida é a disseminação indevida da heráldica de clip-art. Eu, como designer e heraldista, pessoalmente não acho clip-arts tão ruins. Para mim, tudo tem a ver com dois pontos principais: Qualidade de composição e respeito pelo direito autoral. Dá para resumir em duas perguntas.

1. A sua composição está graficamente boa e cumpre as regras do desenho heráldico?
2. A sua composição credita os autores de todas as figuras que tenha usado?

Se a resposta para as suas duas perguntas foi SIM, então muito bem. Ainda que usando Clip-arts, sua composição está boa e não é uma violação de nenhum direito autoral.

Não quer dizer que você precise adicionar uma nota de copyright dentro da imagem. A maior parte dos autores nem pede isso. Basta uma nota na legenda, como na imagem abaixo.

Brasão para um jogo online.
Imagem compartilhada sob Licença Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 Intl.
© John Rafael, com arquivos de ©Katepanomegas, ©Heralder @Wikimedia Commons
Há muitas iniciativas para garantir o direito autoral. Não seja a pessoa na contra-mão.

3 comentários:

  1. JOHN RAFAEL - Parabéns,...!!!!!!! Bem escrito e melhor desenhado (virtualizado)....!!!!! Eu, pessoalmente, abomino montagens virtuais de Brasões, em especial, e de quaisquer outras coisas que não sejam objetos ou instrumentos de trabalho....!!!! Mas, já que o fazem, no mínimo que sejam muito bem feitos, eis que o infinito é o limite da imaginação no mundo virtual....!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa me intrometer, sr. Renato, mas por que não considera o computador um "objeto ou instrumento de trabalho"? Como programador de computadores, ganho meu sustento única e exclusivamente do meu conhecimento, minha habilidade e meus "instrumentos de trabalho" (que se reduz a pouco mais do que um computador e os programas nele instalado).

      Excluir
    2. Muito educadamente, preciso discordar do Renato também. Há excelentes desenhistas, que usam ferramentas virtuais para verdadeiramente produzir Heráldica, desde o zero. Eu não sou um deles, mas mas de igual forma, também me esforço, ainda que usando majoritariamente ferramentas digitais. Estas ferramentas funcionam da mesma forma que o papel e as tintas, porém dentro de uma interface digital.

      Excluir