terça-feira, 28 de junho de 2016

O Supremo Tribunal de Armas e Consulta Heráldica do Brasil

Há algum tempo eu falei do Colégio de Armas e Consulta Heráldica do Brasil, uma iniciativa do já falecido heraldista Gustavo Barroso, que infelizmente se extinguiu após sua morte.


Nessa mesma linha, hoje vou falar do STACHB, o Supremo Tribunal de Armas e Consulta Heráldica do Brasil, instituição posterior, porém, infelizmente, não sucessora da primeira, até onde me foi informado.

Atualmente, que eu tenha conhecimento, o STACHB possui dois membros. Um deles, seu presidente, é o famoso heraldista brasileiro, Alberto Fioravanti, Quem nunca ouviu falar nele é porque realmente não conhece o suficiente de heráldica. Um senhor bastante solícito, que nunca deixou de responder uma dúvida que eu lhe envie. Sobre o STACHB, já me respondeu muitas.

O outro membro é o Raul Marquardt. Espero ter acertado o nome. Ele é o dono do Atelier Heráldico, e ocupa o posto de Rei de Armas dessa organização. Nunca tive contato com ele, mas ele apresenta as armas do STACHB em seu site, e parece emitir certificações em nome dele.

Recentemente, tentei contato com eles, para me tornar afiliado ou colaborador, como fiz também com o Instituto Genealógico e Heráldico da Paraíba, enviando mensagem na página de facebook. Se alguém tiver recebido-a, gostaria de pedir a gentileza que me respondesse. Sigo esperando.

Por fim, estive trabalhando numa versão da insígnia deste instituto para aparecer nesta publicação, já que as versões que achei são todas muito pequenas. Um reflexo do estado pré-digital em que ainda vive muito da nossa heráldica.



Para além dela, vai também um desenho delas em forma de escudo, sem a legenda, que eu achei que ficaria bem interessante.

Ficou parecendo Bourbon de Espanha.

3 comentários:

  1. Olá John"
    Estudo desde pequeno sobre a idade média, e sobre as ordens de cavalaria. Encontrei seu blog por acaso e me interessei bastante pela fina arte da Heráldica.
    Gostaria de saber onde eu poderia aprender mais sobre Heráldica, pois todos os sites que eu procuro tem definições muito vagas (me perco na própria Wikipedia), e não encontro muitos vídeos no youtube.
    Desde já, fico grato se me responder.
    A propósito, também sou DeMolay!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Ir"

    Fico feliz em ver DeMolays interessados na nobilíssima ciência heroica. Adicionei-o ao Heráldica Brasil, o grupo que está na barra lateral deste blog. Sugiro que confira na seção de arquivos do grupo, há alguns livros em PDF muito interessantes. Com tempo, paciência e os links certos, pode-se usar a internet para aprender muito sobre heráldica. Sugiro que visite os blogs favoritos ali em cima, eles são cheios de informações.

    Melhores cumprimentos,

    Ir.John Rafael (sDM)
    Capítulo Redenção Sãobentense, 284

    ResponderExcluir
  3. Para John David...
    Prezado...., como V. é DeM
    olay, e está interessado em Heráldica, informo-lhe a Biblioteca do Museu Histórico do Palácio Maçônico de São Cristovão, no Rio de Janeiro, tem atualmente uma magnífica coleção de livros sobre Heráldica, edições recentes internacionais, talvez mais de 200 (duzentos) títulos, e preciosas coleções, que foram adquiridas e recebidas em doações, também, em 2014. Procure na Internet SUPREMO CONSELHO DO GRAU 33 PARA O BRASIL DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO, Campo de São Cristovão, Rio de Janeiro, RJ, veja o site e e-mail da Biblioteca e consulte. Está à disposição dos Maçons de todo o Brasil.

    ResponderExcluir