Recentemente, tem se discutido no Reino Unido a saída do país da União Europeia. Um referendo será realizado em três dias para definir se a nação sai ou não sai do bloco continental. As campanhas pró e anti-UE se usam de forte publicidade.
A posição dos partidos políticos é diversa. Enquanto o tradicional Partido Trabalhista e muitos partidos pequenos são favoráveis à continuação dos britânicos na UE, para manter a influência britânica, os empregos e os investimentos estrangeiros. O Partido Conservador decidiu-se pela neutralidade, outros partidos querem se livrar da União Europeia, de suas taxas e sua política de imigração.
A campanha Anti-UE, assim como todas as campanhas nacionalistas em todos os cantos do mundo, faz bom uso dos símbolos nacionais, de forma bem-humorada, como nessa charge do desenhista britânico Adams.
Os dois suportes das armas do Reino Unido aparecem, quebrando as correntes que os ligam à União Europeia, que aparece representada como uma bola de ferro. Num manto sobre o dorso do leão pode-se ver uma representação das armas do Reino Unido. Não está completamente correta, mas para uma caricatura, ficou muito bacana.
0 comentários:
Postar um comentário