domingo, 15 de dezembro de 2013

Paraíba Holandesa

Eu moro na Paraíba, um dos estados brasileiros que foi dominado pelos holandeses, durante o século XVII. Estranhos pensamentos por vezes me levam a imaginar que se os holandeses não tivessem sido expulsos, waarschijnlijk zou ik het schrijven van dit artikel in het Nederlands. 

O legado deixado por João Maurício de Nassau-Siegen no nordeste brasileiro não foi meramente comercial, apenas cuidando da Companhia das Índias Ocidentais. Ele cuidava da administração da Colônia de forma inteligente, e até mesmo criou brasões para as capitanias.

Em 6 de novembro, em uma carta enviada à Assembleia Holandesa, Nassau informava, dentre outras coisas, que dispunha-se a organizar brasões alusivos à paisagem e à economia local. A história completa vocês podem conferir nesse artigo da revista Leituras da História. Aqui, ficaremos apenas com a Paraíba.
Parayba (1647): Gravura baseada em desenho de Frans Post, mostra o Brasão imaginado por Nassau.

O brasão organizado por Nassau para a Paraíba é de azul, carregado de 6 pães de açúcar, dispostos 3, 2 e 1, representando o poderio paraibano na produção açucareira. Como timbre, uma coroa.

  
Minha versão ficou um tanto mais simples, tentei buscar entre as coroas da Heráldica de Domínio Holandês a que mais se aproximava da desenhada por Post, mas como a gravura feita por ele era mais artística que heráldica, satisfiz-me com a coroa que consegui montar, usando uma coroa holandesa como base.

Para concluir, apenas mais um aviso. Instalei o Livefyre no blog, assim não é necessário responder nenhuma pergunta para confirmar os comentários (acredito que nenhum dos leitores seja um robô), e dá para comentar usando o perfil do Facebook.

Um comentário: