terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Paletas de cores

Hoje o post não é meu, mas sim uma tradução de um excelentíssimo post do Xavier Garcia, escritor do brilhante Dibujo Heráldico, um dos meus blogs favoritos no que se refere a Heráldica, sobre uma dúvida comum que eu vejo entre os menos entendedores da ciência dos brasões.

"Qualquer sistema atual para organizar as cores, tipo Pantone, RGB, etc, é muito mais moderno do que o que havia no início da heráldica. É por isso que não há uma única tonalidade válida para representar os esmaltes. Assim como cada maestro tem o seu livro de partitura, cada um pode usar a paleta de cores que preferir."
As paletas que o Xavier Garcia usa são essas:

Nos projetos nacionais de heráldica na Wikipédia, cada idioma usa tons diferentes.

Wiki em Catalão

Wiki em Espanhol

Wiki em Francês

O governo espanhol usa esta para o desenho governamental do brasão do país:

Atualmente eu uso estas duas paletas:

No post original do Xavier há ainda mais algumas paletas, mas acredito que estas já são suficientes para que se note a diferença.

Se você olhar em armoriais, você vai ver que cada um usa suas próprias cores. Bem, ninguém pode dizer que um esmalte deve ser. Sempre se pode recomendar o uso de certas tonalidades, mas, mesmo que se pinte com outros, enquanto se distinguir cada esmalte incluído claramente, o desenho estará heraldicamente correto. Esta é uma vantagem heráldica para representar símbolos.

Também gostaria de comentar que em desenho técnico de brasões de armas, você só pode usar uma única tonalidade para cada cor. Gradientes ou outros efeitos artísticos não são permitidos. O desenho deve ser de cores planas, sem gradientes.

Sem mais, me despeço, deixando mais uma vez aqui o link do post original do Xavier Garcia, que está em http://dibujoheraldico.blogspot.com.br/2011/06/paletas-de-colores.html. Em espanhol.