domingo, 18 de agosto de 2013

Minha cidade natal, mas não nativa.

Não nasci na cidade onde vivo, mas sempre morei aqui, desde o segundo (ou terceiro, tenho que perguntar à minha mãe). Nasci em Caicó, no Rio Grande do Norte, uma cidade que, heraldicamente, tem uma representação mais decente. É minha cidade natal, mas não nativa.

O brasão é: "De Azure, um algodoeiro de sua cor, aberto de prata. Chefe de Gules carregado de três estrelas de Argent, postas em faixa. Contrachefe de Sinople, faixa ondulada de Argent. Encimado por coroa mural de prata, de cinco torres visíveis. Sobre a torre central uma medalha oval de Azure, com uma flor-de-lis de Argent. Na parte inferior, um listel vermelho, carregado de letras brancas, formando a palavra "CAICÓ", entre as datas 1748 e 1868."

A versão de referência estava em um documento que encontrei acidentalmente durante as férias de verão neste ano, quando passei um período em Caicó, ajudando numa gráfica. Foi feita para o convite de uma cerimônia oficial da Câmara Municipal, e não está de todo ruim. Só faltou mesmo definição na coroa, tanto que foi perdida uma torre no desenho.
(Cortesia Gráfica Seridó)

Como não havia muito a corrigir, as diferenças ficam por conta apenas das peças e cores usadas na criação. Mantive o mesmo algodoeiro, pela versão acima ser utilizada pela própria cidade, e não gerar um distanciamento tão grande em relação ao desenho atualmente usado.




Um comentário: