domingo, 21 de julho de 2013

E a Bélgica tem um novo rei.

"L'union fait la force", A união faz a força, esse é o lema do Reino da Bélgica, país que neste domingo assiste o início de um novo reinado. Philippe assume o cargo abdicado por seu pai, o Rei Albert II, que reinou por vinte anos. É o terceiro monarca europeu a assumir funções este ano, após Willem-Alexander nos vizinhos Países Baixos e Francisco, o novo Papa, na Cidade do Vaticano.

Philippe, mais cedo, fazendo o juramento perante os parlamentares belgas. (Foto: Vincent Kessler/Reuters)

Philippe tem 53 anos e fez carreira militar. Antes de receber os títulos de comandante das Forças Armadas como Soberano, já era Vice Almirante da Marinha e Tenente-General do Exército e da Força Aérea Belga. É membro, dentre outras, das ordens de Cristo (Portugal), Avis (Portugal), Isabella a Católica (Espanha), do Tosão de Ouro (Habsburgo) e do Crisântemo (Japão). Também é o idealizador de uma fundação criada para estabelecer um maior diálogo entre as comunidades integrantes da Bélgica (Flandres e Valônia).

E como o assunto aqui é heráldica, as armas da Bélgica são: "De Sable, um Leão de Or, Armado e Lampassado de Gules". Vida Longa ao Rei Philippe!


0 comentários:

Postar um comentário