sábado, 20 de julho de 2013

Bem-vindos ao meu blog.

Eu acredito que eu não seja o que se espera de um heraldista. Aparentemente eu teria tudo para sequer saber algo sobre a nobre arte e ciência da heráldica. Sou jovem, moro num país republicano, vivo numa região carente de educação sociopolítica, onde em muitos lugares ainda impera o velho coronelismo. Vivo numa terra que não liga para a história, apenas para o dinheiro. Onde não há reis senão nos jogos de xadrez e cartas, onde não há barões que não sejam das redes ou das drogas. Moro numa cidade chamada São Bento, que tem um dos brasões mais anti-heráldicos do estado, provavelmente criado por um total desentendido no assunto.


Em contrapartida, a paróquia da minha cidade teve um pouco mais de sorte com isso. Não sou católico, não frequento a igreja católica, não acredito em muitos ensinamentos, práticas e tradições dos católicos (Minha religião é amar a Deus e fazer o bem), mas acho as armas até mesmo bonitinhas. Estou começando agora, não me peçam para brasoná-las. A imagem é do PortalNexo, a quem eu deixo aqui o meu obrigado por manterem na internet.


Não sei dizer ao certo quando comecei a me interessar por heráldica. Lembro que desde pequenino, passava os domingos na casa do meu pai, vendo bandeiras em livros e desenhando-as. O ponto onde eu passei para os brasões está perdido em algum lugar por aqui na minha memória, mas um dia prometo que vou encontrá-lo.

O nome do blog é Atelier Heráldico, mas não pretendo ficar preso apenas a mostrar as minhas criações. Quero fazer mais. Quero falar sobre os significados, sobre as cidades brasileiras e seus pseudo-brasões, traduzir artigos interessantes de outros blogs. Há muito material de qualidade em espanhol que merece ser traduzido. Quero levar a heráldica, mesmo que de forma discreta, para outros círculos da minha vida, como a escola, a família e outros amigos.

As imagens que eu uso para montar os brasões que faço (e farei) são encontradas livremente no Wikimedia Commons, com licenças Creative Commons ou de Domínio Público. Como provavelmente nem sempre eu saberei dizer ao certo que imagem eu obtive de que fonte, deixo aqui esta nota, para que se dê o devido reconhecimento a todos eles, grandes criadores de arte heráldica digital: Heralder, Sodacan, Katepanomegas e todos os demais, muito obrigado, e se eu estiver descumprindo alguma regra, basta um e-mail.

É isso, obrigado por estarem aqui, e esperem novidades.

0 comentários:

Postar um comentário