terça-feira, 1 de novembro de 2016

Bibliografia on-line para o heraldista brasileiro


Eu tenho uma biblioteca recheada, que venho juntando desde que comecei o blog. Tudo quanto é livro heráldico que eu encontro pela internet e está diponível, eu arranjo, de álbuns armoriais da Alemanha Nazi até uma edição "pirata" do Armorial Lusitano. Isso é claro, quando se fala em eBooks.

Já a minha coleção de livros físicos é bem mais humilde, composta de livros usados, vindos de sebos, comprados a preços bem baixos mesmo, o que se nota pelo estado deles. Mas considero todos eles muito bons. Em especial, sou apaixonado pelo "Heráldica" de Alejandro de Armengol y de Pereira, que é de 1933 e ainda está em bom estado. O outro "Heráldica", do Luís Marques Poliano, está bem mais desgastado, mas ainda assim é meu maior companheiro para as dúvidas.

Eu sou o Rony Weasley dos livros de heráldica.

Enfim, gabolices à parte, o assunto de hoje é esse mesmo. Fiz um compilado com os melhores livros e artigos para os iniciantes na matéria, disponíveis gratuitamente na internet. Decidi focar em material de língua portuguesa, mas há links em espanhol também, os quais com um pouquinho de paciência dá pra se ler de forma tranquila.

  1. Armaria Portuguesa, de Brancaamp Freire. Chega de procurar brasões em sites de lojinhas suspeitas. Praticamente todos os brasões de linhagens portuguesas estão aí. Uma edição antiga, datada de 1908 (e portanto, em domínio público por todo o planeta), está disponível para download.
  2. Tratado de Armaria, de Joaquim Augusto Correia Leite Ribeiro. Na minha opinião é definitivamente a melhor das cartilhas sobre heráldica que existe. Vale fazer o download e ler inteiro.
  3. Tratado de Heráldica y Blasón, de Francisco Piferrer. Para mim, está entre os melhores livros já produzidos sobre a matéria, resumido mas completo. E ainda é um excelente repositório de figuras, com bastantes imagens, em especial de ordens. Em espanhol.
  4. Archivo Nobiliarchico Brasileiro, dos Barões Vasconcelos e Smith de Vasconcelos. Sem dúvida, a mais famosa obra sobre a nobiliarquia brasileira, traz uma boa quantidade de brasões dos nobres do império. É uma excelente fonte de pesquisa para interessados em nobiliarquia e genealogia.
  5. Archivo Heráldico-Genealógico, do Visconde de Sanches de Baena. Obra essencial para genealogistas e heraldistas pesquisando sobre o segundo reinado.
  6. Introdução à Heráldica Portuguesa, do Marquês de Abrantes. Essa é uma obra bem recente, com apenas 24 anos de publicação, e bem difundida. Não sei se está em domínio público, mas está na primeira página do Google, então bastante gente a possui.
  7. Taller de Heráldica, de Jose Antonio Vivar del Riego, é a fonte de informação mais concisa sobre desenhar escudos, na minha opinião. É em espanhol.
Espero que aproveitem.

4 comentários:

  1. Também sou um apaixonado pela arte histórica da genealogia e heraldica. Podiamos trocar links de livros para download...

    ResponderExcluir
  2. Camilo, há um grupo de Facebook na barra inferior deste blog. Você pode pedir entrada e olhar na seção de arquivos. Há mais alguns excelentes volumes.

    ResponderExcluir
  3. Por gentileza, é possível encontrar o livro Heráldica de Luiz Marques Poliano para downloades?

    se tiver, por favor, enviar link para esse email:

    jailsonjair.pb@hotmail.com

    Grato;

    Jair Dantas

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Estou atualizando os perfis na wikitree e seria muito último o "Armorial Lusitano". para poder colocar o brasão correto nos perfis de nobres, ainda que pirata (pq não tenho 700 pra gastar em um como estão pedindo no olx e mercado livre). Se ainda tiver aquela cópia que referiste em um dos artigos, pode encaminhar para o meu e-mail por favor? é carlos.spartacus.666@gmail.com . Obrigado.

    ResponderExcluir