quarta-feira, 16 de março de 2016

As armas dos Brito

Esses dias, andando pela rua, vi um cartaz para uma festa beneficente, organizada pela Fundação Alzira Alves de Brito, uma entidade local de assistência a idosos.


Gosto de entidades assistenciais. Seu esforço por ajudar os outros me encanta. Ainda mais quando se representa com armas. É bem verdade dizer que sem uma pesquisa genealógica estas armas talvez estejam sendo exibidas de forma incorreta, mas dessa vez eu vou me ater mais às armas em si. Sobre direito a usar armas você pode ver esse post, onde eu falo um bocado sobre.

Hoje, vamos abrir as páginas do Armorial Lusitano e falar nas armas dos Brito, que aparecem no cartaz.
Armas dos Brito. O Leão é originalmente do Jussi Kärnä, desenhista heráldico finlandês.
 As armas dos Brito são de vermelho, nove lisonjas de prata apontadas e firmadas nas bordas do escudo, postas 3,3 e 3. Cada lisonja carregada de um leão de púrpura. Por timbre, o leão do escudo. Relata ainda o Armorial que estas armas são utilizadas na Espanha. O que confirma José de Avilés em seu livro Ciencia Heroyca, nos dando o seguinte brasonamento:

BRITO en España, y Portugal , trae de gules, y nueve Losanjes de plata; cargado cada uno de un Leoncillo del campo; esto es, de gules.

Notem que estes Britos usam os leões de cor diferente. Possivelmente isso se deve ao fato que em 1780, quando a obra de Avilés foi publicada, e com frequência até 2014, o leão que aparecia nas armas reais espanholas era vermelho. Apenas com a chegada de Felipe VI ao trono, o monarca espanhol voltou a apresentar o leão em sua cor correta, o púrpura.

Armas do Reino da Espanha, versão heraldicamente correta. As armas de Leão aparecem no segundo quartel.

Assim sendo, conclui-se que estes Britos armigerados possuem alguma ligação com o Reino de Leão. Voltando ao Armorial Lusitano, passo a citar:
"Fazem alguns autores tronco da linhagem a D. Haro, Grande senhor que viveu antes de D. Henrique (pai de Afonso Henriques, primeiro Rei Português)."
Pois, se antecede a Dom Henrique, era senhor vassalo dos Reis de Leão, o que justifica perfeitamente a escolha de armas.

Uma última curiosidade. Esta aprendi recentemente, no Dibujo Heráldico, do Xavier Garcia (Link na barra lateral do blog). Ao se brasonar em espanhol, pode-se trocar o termo leones por leoncillos, quando os animais aparecerem no escudo em um número superior a quatro.

Um comentário: