quinta-feira, 31 de março de 2016

Badges ou Insígnias pessoais

Minha irmã fez anos antes de ontem. Até parece que foi hoje que eu fugi da escola para ver ela recém-nascida, mas já completaram-se onze anos. Era só uma bolotinha cheia de cabelinhos pretos. E hoje, já crescida, como é comum para as meninas de sua idade, adora princesas. 
Armas da Princesa Branca de Neve.
Para esse ano, pensei em um presente diferente, que a fizesse se sentir ao menos um pouco como uma princesa real. Com uma ajudinha do pessoal no grupo da International Heraldry Society no Facebook, cheguei a este resultado final:
Um monograma, feito a partir da letra da minha irmã, dentro de uma lisonja encimada por um coronel ornamental, que não representa especificamente nenhum grau de nobreza na heráldica ibérica, da qual deriva majoritariamente a brasileira. Aproxima-se mais dos coronetes ducais britânicos, ou das coroas de nobres não titulados do leste europeu. A composição poderia até mesmo ser brasonada, como...
Lisonja de prata, um L de púrpura. Por timbre, um coronel de quatro florões de ouro, sendo três visíveis, intercalados por quatro pérolas, duas visíveis,
 ...porém faz mais sentido, sendo um monograma, considerá-la um badge ou insígnia. que é a definição para um símbolo pessoal que usualmente não se exibe em forma de armorial, seja em escudo, lisonja ou estandarte. Diferencia-se das armas, que na época da popularização da heráldica, se tornaram um bem familiar. Badges eram e são utilizadas para indicar posse, e assim como armas, podem ser herdadas.

 Charles Boutell, em seu famoso "Heraldry", dá a seguinte definição para o que seja um badge:
Uma empresa assemelha-se a uma carga heráldica, sendo uma figura ou um objeto assumido como reconhecimento distintivo de um indivíduo em particular ou de uma família. Mas diferente de uma carga, pode ser exibida sozinha, sem um escudo ou qualquer outro acessório, com a exceção, às vezes, de um lema.
Essa definição de figura única é válida em geral, mas não digo que se considere universal, afinal muitas empresas recorrem à modificações da figura, ou mesmo a adição de coroas ou outros ornamentos externos, como por exemplo as Plumas do Príncipe de Gales.
Plumas do Príncipe de Gales, Imagem da Clarence House.




De certa forma, apesar de não se considerar de bom gosto legendas escritas dentro de escudos, Monogramas também podem ser considerados badges.

Insígnia da minha irmã. Dei um carimbo dela como presente de aniversário.

0 comentários:

Postar um comentário