sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Novas informações que me aparecem nos livros

Recentemente, comprei um exemplar de Princípios de Heráldica, da Vera Lúcia Bottrel Tostes. E estava folheando-o quando encontrei a seguinte imagem, referente a linhas. Ao lado das linhas ondulada, endentada, crenulada, denticulada e etc, aparece esta aqui, denominada linha em nó


Em todo esse tempo tendo a heráldica como hobby, não consigo me lembrar se vi uma linha destas em nenhumas armas. Será que essa informação está correta? Alguém tem mais informações sobre usos desta linha?

EDIT: O Leonardo Piccioni, grande Heraldista e Vexilólogo, editor do excelente blog Brasiliana Heráldica, me mandou mais informações sobre a peça. 

O nowed ou nouée aparece na heráldica britânica e francesa, como por exemplo nas armas da vila de Matignon, no noroeste francês, que são derivadas das da família Matignon.

Armas da Vila de Matignon: De ouro, duas faixas em nó de gules
acompanhadas de nove merletas do mesmo, postas 4,4 e 1.
Armas da Família Matignon, num selo de 1289:
De ouro, duas faixas em nó de gules, acompanhadas de
oito merletas do mesmo, em orla.

Outro fato interessante é que também se pode representar o nó por uma faixa com um círculo. Anteriormente, eu havia notado que alguns brasões de localidades francesas tiveram seu conteúdo de certa forma simplificada, pelo menos nos arquivos públicos da Wikimedia Commons.

Ficam aqui os meus agradecimentos ao Leonardo, que através do Heráldica Brasil tem ajudado a disseminar conhecimento Heráldico pela internet. E quem ainda não está por lá, siga o link acima e venha compartilhar suas dúvidas e conhecimentos com a gente!