sexta-feira, 29 de maio de 2015

Eduardo e a Liga

A Liga, por Rs-Nourse @Wikimedia Commons
A heráldica sempre foi uma matéria onde homens tiveram precedência. Mas vez por outra, mulheres participaram ou foram responsáveis por histórias que acabaram por refletir na ciência e arte da Heráldica. Hoje, tenho mais uma história.

Assim como já contei, anteriormente, a história de Ana da Bretanha, de forma mais ou menos fictícia, hoje trago uma outra. De como o Rei Eduardo III da Inglaterra criou uma das mais importantes Ordens Honoríficas do Mundo, movido por honrar uma de suas amantes, Catherine Montacute.


Conta-se que Eduardo III era apaixonado por Catherine Montacute, Condessa de Salisbury. Em 1341, fez com que até mesmo um cerco que tinha sido armado ao castelo onde ela estava fosse desfeito, apenas para encontrá-la na ausência do marido.
Mas a cena que mais se conta é a seguinte:
Calais, 1348.
O Rei Eduardo, um cavalheiro, aproveita um baile em sua corte. Decerto, olhos atentos a Catherine. Desejoso de estar com a sua amante,  (Mas que Rei não estaria?) tira-a para uma dança. A determinado momento, a liga azul que prendia a meia de Catherine solta-se e cai. Prestativo, Eduardo apressa-se a devolver-lhe a peça de vestuário, diante dos olhares e sorrisos maliciosos e trocistas das pessoas ali presentes. Catherine, atingida por aqueles olhares maldosos, como que dissessem "Esta liga já caiu em outros momentos. Todos já sabem aqui que és tu que deita-se na cama do Rei", perturba-se e chora.
Eduardo III, via cigcardpix@Flickr

Vendo aquela cena, o Rei parecia irritado. Evidentemente, não gostou que aquele tratamento fosse dado à Catherine. Ora, ela era sua amante, e ele era o Rei. Ninguém tinha nada a ver com aquilo. Ele era o Rei, e podia ter amantes. Aquilo era comum para a época. Quem o impediria? 
Honni soit qui mal y pense! Tel qui s'en rit ajourd'hui, demain s'honorera de la porter!
-Envergonhe-se quem vê malícia nisto! De forma que riem hoje, amanhã se honrarão de portá-la. - Eduardo trazia a liga na mão e devolveu-a em seguida a sua legítima dona.
Insígnias da Ordem da Liga
Dito e feito. Logo a Ordem da Liga ou Ordem da Jarreteira (em inglês, Garter) era, como ainda é até hoje, a mais importante Ordem do Sistema Honorífico Britânico.