terça-feira, 15 de março de 2016

Achados Heráldicos: As armas de Olinda

Desde que voltei para a minha cidade, os achados heráldicos diminuíram consideravelmente. Na capital, onde é tudo mais caro, mais ativo e mais histórico, eu via brasões de várias cidades. Principalmente nos Táxis.

Nessa foto, que já tem uns dois anos, aparecem as armas de Olinda, Pernambuco, num Táxi. Estas, apesar de aparecerem no site oficial da prefeitura e na bandeira da cidade, não são as armas oficiais da cidade. O mesmo site da prefeitura nos dá a seguinte descrição:
O escudo de Olinda constitui-se em um globo terrestre encimado por uma Cruz Latina, circulado por um zodíaco com a seguinte legenda: “Deus Salvator Noster” (Deus nosso Salvador).

E acompanha uma imagem deste escudo, entalhado em pedra no frontispício da Igreja de São Sebastião, localizada no Varadouro, nessa cidade Não há esmaltes definidos, sejam cores ou metais.
Definições inconclusas povoam a heráldica de algumas nações, entre elas o Brasil. Sem as cores o mais correto seria afirmar que o brasão seria algo mais ou menos assim:

 
No entanto, esta não foi a única coisa que me ressabiou um pouco. No brasonamento, fala-se em circulado por um Zodíaco. Tudo leva a crer que o zodíaco a que se refere o criador das armas é a faixa que cruza o círculo em diagonal. Porém, é a primeira vez que vejo um Zodíaco atravessando um globo terrestre. Na verdade, vê-se ele mais em Esferas Armilares, como nessa imagem do Parker's Heraldry:

Sabendo disso, acabei pensando em duas possibilidades diferentes e aceitáveis para estas armas. Baseado nas cores que a prefeitura usa para as armas desenhadas nos táxis, na bandeira e no site, temos:


Os dois brasonamentos possíveis seriam:
1. De azul, um globo terrestre, encimado por uma cruz latina e circulado por um Zodíaco com a Legenda Deus Salvator Noster, tudo de ouro;
2.
De azul, uma esfera armilar, carregada da legenda Deus Salvator Noster e encimada por uma cruz latina , tudo de ouro.
Para essa semana, ainda tem mais achados, que serão tema de próximos posts.






2 comentários:

  1. Com que programa você cria os brasões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu uso primariamente CorelDRAW, Illustrator e Photoshop, dependendo do tipo de imagem!

      Se quiser, para mais discussões sobre heráldica, peça entrada no "Heráldica Brasil": https://www.facebook.com/groups/heraldicabrasil

      Excluir