quarta-feira, 28 de maio de 2014

Vlad III Draculea, príncipe da Valáquia

Esqueçam essa história de Vampiro, ao menos por aqui. Vladislaus Draculea, também conhecido como Tepeș (Empalador), foi Príncipe da Valáquia por três vezes, tendo sido um dos mais bravos soberanos guerreiros cristãos da Europa do Leste, na luta contra a expansão muçulmana para a Europa, nos anos de 1400.
Desenho das Armas de Vlad III Draculea, por Radu Tiron
Muito do que fez Draculea passar a ser conhecido como Drácula é decorrência de suas atrocidades contra seus inimigos. Com o tempo, outros fatores contribuíram para enodoar mais ainda a reputação de Draculea. Vlad II, pai de Draculea, recebeu o apelido de Dracul (Dragão) ao receber a Ordem do Dragão, honraria do Sacro Império.

No idioma romeno moderno, a palavra Dracul significa também diabo. Assim sendo, com o tempo e com suas histórias de atrocidades cometidas em combate espalhadas pela Europa, Draculea passou a "Filho do Diabo", o que levou à criação da história do Conde Drácula.

No fim das contas, o mito que se criou à volta de Draculea é apenas isso, mito. Até hoje, na Romênia e na Moldávia, ele é reconhecido como heroi, por defender a cristandade do avanço otomano.