quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Reparando um problema: Brasão de São Bento

Se os senhores leitores acompanham o blog desde o começo, saberão que não é exatamente a São Bento de Núrsia que me refiro neste artigo. Se apenas chegaram aqui nos últimos posts, sugiro que leiam o primeiro post do blog, e então descobrirão que São Bento a que me refiro é a cidade onde fui criado desde os primeiros dias de vida, onde cresci, e de onde em breve partirei, em busca de um curso superior.

E se os leitores foram mesmo até o primeiro post, terão visto qual o problema que me dispus a enfrentar. O dito "brasão da cidade" é uma catástrofe.
Todos os erros que eu encontrei fizeram esse "brasão" ir parar no grupo "Heraldry Hall of Shame".
E lá estava eu, no facebook, fazendo o que estava ao meu alcance para mudá-lo, ou seja, reclamando e exprimindo meu descontentamento em relação a isso, quando tive a grata surpresa de ver o Vice-Prefeito da minha cidade entrando na conversação. Ele me propôs trabalhar em uma nova versão, e apresentá-la à Câmara Municipal. Aceitei. Quando teria outra oportunidade daquelas?

Comecei então a trabalhar com os símbolos mais importantes do município, procurando uma forma de representá-los heraldicamente. Os conceitos principais a exibir eram a indústria têxtil, com a produção de redes de dormir, carro-chefe da indústria local; o Rio Piranhas, recurso natural que permitiu a povoação da região; e São Sebastião, santo padroeiro da cidade. Após alguns dias trabalhando com várias linhas de criação e escolha de figuras, satisfiz-me com o seguinte:

De azul, três faixas ondeadas de prata entre três capuchos de algodão de ouro floridos de prata no chefe, e três flechas de ouro invertidas, em ponta. Escudo encimado por uma coroa mural de 5 torres. Na parte inferior, um listel de vermelho com a divisa "29 de Abril de 1959 -  São Bento" de prata. 


Proposta de Correção Heráldica para o Brasão Municipal

Concluída a produção heráldica, encaminhei este desenho ao vice-prefeito. Ele se agradou muito do projeto e pediu para que eu entrasse em contato com o responsável do setor burocrático, para tratar da redação do texto de lei que será apresentado aos legisladores, provavelmente já neste mês de fevereiro, incluindo uma apresentação em termos técnicos que tenciono realizar aos nobres vereadores. Estou ansioso por isso. Mais novidades, manterei-lhes informados, caros leitores.