sábado, 4 de janeiro de 2014

Exército Brasileiro

Esqueça o que você pensou que seria o Brasão do Exército Brasileiro. O escudo com a espada é muito bonito visualmente, mas não é o Brasão do Exército Brasileiro.
Bela tentativa, mas está errado!
O Brasão de Armas do Exército Brasileiro foi oficializado pelo Decreto 94.336, de 1987. Infelizmente, não consegui mais informação sobre o desenho, porque o exército desativou o seu Centro de Documentação. Felizmente, para este blogueiro, a Wayback Machine mantém ainda boa parte do site, que pode ser acessado clicando aqui.

Segundo o decreto, o brasão é: "Escudo clássico português partido de vermelho e azul, tendo em brocante um grifo de ouro, animado, lampassado e armado de preto, segurando nas garras uma estrela de oito pontas de prata. Simbolizando, a figura mitológica do grifo, a vigilância e a guarda na defesa da Pátria e da lei; a estrela de oito pontas, a necessidade de se agir em todos os pontos cardeais em busca da União [...]" Não entendo porque colocar o significado junto do brasonamento, mas se o governo quis assim, quem sou eu pra ir contra.

Versão disponível para download, a qual eu ainda tive de dar uma arrumada.
A data refere-se a Batalha de Guararapes, onde "nasceu" o Exército Brasileiro. E como eu gosto de montar alternativas, decidi fazer uma também.

Na minha edição, que não sei dizer se foi uma melhora ou piora do desenho, mantive quase todos os elementos como reza a descrição, à exceção das correias, que tentei fazer mas infelizmente não consegui.
Minha versão do Brasão do Exército. Os ornamentos não estão tão bons, mas o escudo em si me parece muito melhor.
Estava já pronto para passar ao Blogger para escrever, mas decidi aproveitar que estou me aventurando pelos ramos da vexilologia, para apresentar também uma alternativa ao Estandarte do Exército, que atualmente é branco, com o brasão no centro, como vocês podem ver clicando aqui. A ideia é simples, e consiste apenas em representar as armas na bandeira.
Alternativa de Estandarte para o Exército Brasileiro