sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O conde que quase enterrou seu Bentley.

Bom, esta semana ocorreu uma coisa curiosa no Brasil, que repercutiu e muito no Facebook. O conhecido socialite brasileiro Chiquinho Scarpa postou na sua página da rede social que ia enterrar seu carro preferido, um Bentley avaliado em R$ 1 milhão, o que causou uma revolta entre os usuários do Facebook. Choveram comentários ironizando e repudiando a decisão. Para a história completa, a página dele está nesse link. No fim das contas, Scarpa estava apenas ganhando atenção para uma campanha pró-doação de órgãos.

Famoso, respeitado na alta sociedade brasileira e polêmico em alguns aspectos, Francisco Scarpa Filho intitula-se Conde de Scarpa. Esse título pertenceu originalmente a seu avô, o industrial Ítalo-Brasileiro Nicolau Scarpa, que foi titulado Conde da Santa Sé, em reconhecimento a doações feitas à Igreja Católica. Chiquinho Scarpa faz uso do título, que foi anteriormente ignorado por seu pai. Entretanto, até onde eu sei (e não sei muito), diz-se que títulos da Santa Sé não são hereditários. Mas como o assunto aqui é Heráldica e não validação de títulos, vamos logo ao brasão.

Eu acho a heráldica do Século 19 particularmente difícil de Brasonar, então quero comentários do pessoal mais especializado aqui. Como se brasona essa peça, que é tão extravagante quanto seu possuidor?

5 comentários:

  1. Em português, seria bem complicado blasonar isso. Em inglês, "Per pile argent masoned sable and azure, issuant from a base vert a tree proper".

    Os Scarpa são muito famosos aqui em São Paulo pela sua vida luxuosa e extravagante, mas também pelas suas ações de caridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pelo lapso. Como ela não é uma peça de primeira ordem, o mais apropriado seria "Argent masoned sable, a pile azure, issuant from a base vert a tree proper".

      Excluir
  2. Quello stemma appartiene alla Famiglia Scarpa di Bolotona, Sardegna, Italia. Non siamo conti.
    siamo cavalieri. Cavalierato e generosità furono attribuiti alla Famiglia Scarpa da Alfonso Re di Aragona nel 1432 a Gantino Scarpa.

    Federico Scarpa

    ResponderExcluir
  3. http://www.araldicasardegna.org/antenati/patente_di_nobilta_di_gantino_scarpa.html

    ResponderExcluir