quarta-feira, 12 de julho de 2017

Leoas

O Leão é sem dúvida uma das figuras heráldicas mais comuns, se não a mais comum de todas. Mas eu vi algo que me chamou bastante a atenção hoje. A seleção Neerlandesa de Futebol Feminino ganhou um emblema próprio. Sai o leão rampante, entra a leoa rampante.


É inteligente, é criativo, e é representativo. Eu pessoalmente gosto desse tipo de avanço em Heráldica. Apesar de que não é bem novidade. De fato, não é comum. Mas não é novidade. Fui procurar na Wikipédia, e encontrei para a cidade de Hombourg, Alsácia:

Armas de Hombourg. Domínio Público; via Wikimedia Commons


"De azul, uma leoa parada de ouro, amamentando dois leõezinhos do mesmo"

Fui tentar confirmar, mas a falta de fontes quase teria me deixado sem confirmação. Mas foi só olhar na página web comunal de Hombourg, e lá está a leoa amamentando suas crias

No excelente site Heraldica, de François Velde, há mais um brasão, desta vez para Joseph-Laurent Demont, Conde do Império Francês (1818):
De azul, uma leoa nascente de ouro, acompanhada em chefe de duas granadas do mesmo.

A leoa, em representação heráldica, assim como na sua forma real, não possui juba e evidentemente não possui genitais. Pensei em discutir ainda sobre isto, mas considerando que não há palavra amplamente conhecida em português para definir o leão heráldico castrado, e ainda que é mais sensato lembrar que não é de boa heráldica desenhar machos de animais sem seus órgãos genitais, encerro a publicação com uma comparação entre o leão neerlandês e a leoa neerlandesa