domingo, 15 de janeiro de 2017

Arminhos naturais

Este é o centésimo post deste blog! E hoje o tema é meu animal preferido. O Arminho, que está no timbre das minhas armas, é um pequeno mamífero da família dos mustelídeos.
O Arminho coroado, meu timbre, desenhado pelo David Fernandes, grande desenhista heráldico português.

No Japão, ele representa boa sorte. Na Europa, pureza. Quando aparece o animal, ele é brasonado como "arminho natural", já que "arminhos" se refere ao forro.

Sobre um virol de ouro e verde, um arminho natural, coroado de ouro.

O arminho é um animal que muda de cor. No verão ele fica com o dorso castanho e a barriga cor de creme. No inverno ele é quase todo branco, mas a ponta da cauda se mantém sempre preta. Essa pelagem branca, com apenas um pontinho preto, tornou-se bastante cobiçada para mantos.

De arminhos, pleno.


Apesar de ser famoso por esta peculiaridade, o fato de eu ter escolhido o arminho como timbre é outro. É o fato de que esses pequenos e ágeis animaizinhos, apesar da aparência dócil, possuem força suficiente para atacar até mesmo animais maiores, como coelhos.

Mais sobre a vida e os hábitos desses bicharocos, no vídeo abaixo:


segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Mais um grupo de Heráldica


2017 está começando, e me retiraram da lista de bloqueio do Heráldica e Vexilologia. Agradeço.

O Heráldica e Vexilologia é uma iniciativa do Eduardo de Castro, outro heraldista paraibano. Não estou muito certo de quando surgiu, mas acho que foi de uma divergência quanto a adoção de armas (tema que está separado para ser tratado em breve aqui no blog) no Heráldica Brasil, grupo moderado por mim e pelo Leonardo Piccioni, do Brasiliana Heráldica.

As armas do grupo: Partido de azul e ouro, uma esfera armilar entrecambada.

Adicionei o grupo na lista de Links também. Quem não conhece, só clicar ali em cima, que tem vários links legais!