quinta-feira, 20 de março de 2014

Heráldica à beira-mar

Hoje e ontem tive dois dias de praia, enquanto acertava minha mudança para João Pessoa, a bela capital da Paraíba, pelos três anos da faculdade de Design Gráfico que vou iniciar na próxima semana. Encontrei algumas imagens aqui, num raio de 200 metros de casa.
Primeiro, a placa de Estacionamento do Portugal Flat, um hotel que é gerido por portugueses, até onde descobri. Segundo me informaram a placa já tem mais de 10 anos, e o desgaste dos adesivos deu cabo da bordadura de castelos.  É um bom exercício de imaginação pensar em como seriam hoje as armas de Portugal sem a bordadura. Acredito que as quinas seriam ainda mais icônicas.

Essa eu tirei de um táxi. O brasão da cidade de João Pessoa é de argent, com três faixas de gules. Pala brocante de sable, carregada de três torres de prata.



Por último, fotos da Lojinha “Brasões das Famílias”, que acredito ter sido o meu primeiro contato com a Heráldica, anos atrás, quando João Pessoa era apenas um lugar para férias. Todas as fotos foram tiradas numa resolução bem baixa,porque eu não queria ter de pagar 10 reais por uma foto da loja. Parece bem simpática, apesar de os produtos me lembrarem loja de bugigangas. Adesivos, chaveiros, camisetas... Tira um pouco da confiabilidade. Não visitei a loja por falta de tempo dessa vez, mas logo terei todo um artigo sobre ela, para bem ou para mal.

domingo, 9 de março de 2014

Heráldica do Cinema e da TV

Está sendo um longo mês, esse das preparações para a mudança, caros leitores. Parto para a faculdade de Design Gráfico em 10 dias. Este ano também quero fazer o curso de heráldica da UNED, à distância, mas antes preciso me estabelecer na cidade de João Pessoa, antiga Frederikstadt e Filipeia de Nossa Senhora das Neves.

Estava hoje mais cedo assistindo um filme da Disney com minha irmã e notei uma coisa interessante logo na abertura. Há um Brasão de Armas na bandeira mais alta do Castelo da Bela Adormecida.


Apesar da falta de qualidade da imagem, o Papworth Ordinary of Arms encontrou pra mim o seguinte brasão,
"Arg. three lions pass, in pale gu. Desnay, co. Lincoln, V. Disney, co. Lincoln. Disni. in Norton Disney Church, co. Lincoln. M. William Dysney, S. Faconberge. Fawconeridge, F*. Fawconbrige, TF. Kinerby, Kynnerby, V. T. LiTTLEBURY, V. St. Ive. Johau de St. Yve, F."
 ...que bate com a imagem encontrada no Castelo da Bela Adormecida no Walt Disney World.


As armas dos Disney se leem, em português: De prata, três leões de gules postos em pala.

Ainda no universo Disney, ocorre também o oposto. Há má heráldica também, como no caso do presumido escudo da família Duck (McDuck), que é a do Donald e do Tio Patinhas. Uma estranha combinação de alaranjado, amarelo e vermelho, que não chega a ser satisfatoriamente brasonada.

Ainda no setor dos desenhos animados, um memorável escudo da minha infância era o de Eric, o cavaleiro, em Caverna do Dragão. O escudo que ele levava consigo para todos os lados, e que lhe conferia proteção mágica, era perfeitamente brasonável. De ouro, um besante de preto, carregada de uma cabeça de grifo de prata.


Saindo dos desenhos, mas ainda na temática medieval, chegamos à minha série de TV favorita, Game of Thrones, que é baseada nas Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin.


Minha casa preferida, e talvez a que mais sofre durante a história, são os Stark de Winterfell. Suas armas são: De prata, um lobo cinzento de sua cor. Acho permissível o "de sua cor" nessa ocasião, afinal o lobo não é preto, mas também é facilmente distinto do fundo branco.

E falando em Stark, outros Starks possuidores de armas são os de Tony Stark, também conhecido como o Homem de Ferro, membro dos Vingadores. Ao contrário dos primeiros Starks aqui descritos, a família do milionário mais carismático da Marvel tem um escudo que é de preto, uma águia de prata. Chefe de prata com 3 estrelas de preto postas em faixa.


Outro playboy que também possui um brasão é James Bond. O 007 toma conhecimento das armas da família Bond em "A serviço secreto de sua majestade" (meu filme preferido apesar do George Lazenby), onde durante uma das tramas ele representa um membro do College of Arms, para encontrar seu arqui-inimigo Ernst Blofeld. Suas armas são de prata, uma asna de preto, carregada de três besantes de ouro. Por diferença uma brica de prata, carregada de uma mão de gules.